Bem-vindos!

Olá, chamo-me João e frequento Escola Secundária Conde de Monsaraz, com este blog que me foi proposto na disciplina de Área de Projecto pretendo, como o título indica, explicar o que é a sexualidade, abordando vários subtemas relativamente à Sexualidade.
Espero que gostem, todos. :P

terça-feira, 9 de março de 2010

Métodos contraceptivos

Neste dia 1 de Março, as enfermeiras e técnicas voltaram à nossa escola para nos falarem desta vez dos Métodos contraceptivos, onde nos explicaram a sua importância na Sexualidade.
A sexta tarefa proposta consistia:



1- Os métodos contraceptivos dividem-se em reversíveis e irreversíveis. Indica dois exemplos de cada um desses tipos.

R: Reversíveis - ex: Pílula e Perservativo (permitem a mulher engravidar quando deixam de os usar).

Irreversíveis - ex: Laqueação das trompas e Vasectomia (permitem através de uma cirugia com anestesia local ou geral, que a mulher não tenha maius filhos).


2- Explica um exemplo de Método Natural (ex: método da temperatura; método do calendário; método de Billings ou do muco cervical e do coito interrompido).

R: O método do coito interrompido é um método de contracepção natural no qual, durante a relação sexual, o pénis é retirado da vagina antes da ejaculação, mas a sua eficácia é reduzida pois o líquido pré-ejaculatório pode conter espermatozóides ficando assim na vagina.

3- Escolhe um Método Não Natural à tua escolha e pesquisa sobre o mesmo, indicando vantagens e desvantagens da sua utilização.

R: O dispositivo intra-uterino, conhecido por DIU, é inserido no útero da mulher por um médico, servindo para excluir uma gravidez. Este é eficaz durante 3 a 5 anos, necessitando de ser vigiado por médicos.

Vantagens: é bastante eficaz, não é necessária uma acção diária e não interfere com o acto sexual.

Desvantagens: contem efeitos secundários prejudiciais à saúde da mulher e necessita de acompanhamento medicinal, como referi anteriormente.

Sem comentários:

Enviar um comentário