Bem-vindos!

Olá, chamo-me João e frequento Escola Secundária Conde de Monsaraz, com este blog que me foi proposto na disciplina de Área de Projecto pretendo, como o título indica, explicar o que é a sexualidade, abordando vários subtemas relativamente à Sexualidade.
Espero que gostem, todos. :P

segunda-feira, 22 de março de 2010

Reflexão final

Na minha opinião estas sessões foram fenomenais, porque através delas eu fiquei a conhecer factos que desconhecia, e tanto as enfermeiras como a psicóloga colocaram-nos à vontade.

Agora sobre o trabalho que desenvolvi este período, penso ter-me descuidado um pouco em relação aos prazos para realizar as tarefas, mas no fim tenho-as todas e com a opinião de que a qualidade das reflexões estão boas.

Por isso acho ser merecedor de um SATISFAZ BEM.

"Gravidez na Adolescência"

No dia 9 de Março tivemos a nossa penúltima sessão denominada "Gravidez na Adolescência", em que a psicóloga e as enfermeiras nos forneceram bastantes informações sobre o tema, de forma a sermos adolescentes informados e responsáveis. No meu ponto de vista, a aula foi bastante produtiva.
Desta vez as questões propostas foram as seguintes:

1- Indica três riscos que possam levar a contrair uma doença sexualmente transmissível ou levar à ocorrência de uma gravidez nãodesejada.

R: -» Não utilizar preservativo durante a relação sexual;
-» Consumo de bebidas alcoólicas que anulam o efeito da pílula;
-» Sexualidade irresponsável com a mudança sucessiva de parceiro.
2- Indica duas causas de uma Gravidez na Adolescência.
R: Duas das causas de uma Gravidez na Adolescência são a influência por parte de amigas que já tiveram relações sexuais e não utilizarem métodos contrceptivos.
3- E para ti, porque é que será que sendo nós uma sociedade informada, a gravidez entre adolescentes continua a aumentar.
R: Acho que esse facto se verifica devido à falta de responsabilidade por parte dos adolescentes, que sabendo das informações divulgadas, simplesmente não ligam.

terça-feira, 9 de março de 2010

Métodos contraceptivos

Neste dia 1 de Março, as enfermeiras e técnicas voltaram à nossa escola para nos falarem desta vez dos Métodos contraceptivos, onde nos explicaram a sua importância na Sexualidade.
A sexta tarefa proposta consistia:



1- Os métodos contraceptivos dividem-se em reversíveis e irreversíveis. Indica dois exemplos de cada um desses tipos.

R: Reversíveis - ex: Pílula e Perservativo (permitem a mulher engravidar quando deixam de os usar).

Irreversíveis - ex: Laqueação das trompas e Vasectomia (permitem através de uma cirugia com anestesia local ou geral, que a mulher não tenha maius filhos).


2- Explica um exemplo de Método Natural (ex: método da temperatura; método do calendário; método de Billings ou do muco cervical e do coito interrompido).

R: O método do coito interrompido é um método de contracepção natural no qual, durante a relação sexual, o pénis é retirado da vagina antes da ejaculação, mas a sua eficácia é reduzida pois o líquido pré-ejaculatório pode conter espermatozóides ficando assim na vagina.

3- Escolhe um Método Não Natural à tua escolha e pesquisa sobre o mesmo, indicando vantagens e desvantagens da sua utilização.

R: O dispositivo intra-uterino, conhecido por DIU, é inserido no útero da mulher por um médico, servindo para excluir uma gravidez. Este é eficaz durante 3 a 5 anos, necessitando de ser vigiado por médicos.

Vantagens: é bastante eficaz, não é necessária uma acção diária e não interfere com o acto sexual.

Desvantagens: contem efeitos secundários prejudiciais à saúde da mulher e necessita de acompanhamento medicinal, como referi anteriormente.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Afectos

No passado dia 23 de Fevereiro, tivemos outra sessão denominada "Afectos" onde nos explicaram os afectos que poderam ocorrer durante a adolescência. Foi uma aula bastante divertida.
E a quinta tarefa consistia:


1- O que são para ti os Afectos?

R: Os afectos são os sentimentos e emoções que o Homem exprime, com alegria, amor, ódio, etc.

2-Refere quais os afectos com que mais te identificas nesta fase da tua vida?

R: Os afectos com que eu mais me identifico são amor pela família, amizade pelas pessoas mais próximas, carinho para com eles, alegria e muitos outros sentimento bons e maus.

segunda-feira, 1 de março de 2010

"Morfilogia Sexual Masculina

Desta vez, no dia 9 de Fevereiro, o tema da nossa sessão foi “Morfologia Sexual Masculina” na qual nos explicaram as mudanças que a adolescência trazia para os rapazes. Gostei bastante da aula.
A tarefa seguinte que foi proposta, a quarta, pedia:

1- Procurar uma imagem da morfologia sexual masculina.



2- Refere dois caracteres sexuais secundários dos rapazes.

R: Dois dos caracteres secundários dos rapazes que aparecem são: a voz altera-se ficando mais grave e aparecimentos de pêlos (púbicos, axilares e na face).

3 - Responde às seguintes questões:
-O que é a testosterona?

R: A testosterona é uma hormona masculina responsável pelo desenvolvimento sexual e físico nos homens.

-O que são os espermatozóide? Qual é a constituição do espermatozóide? Coloca uma imagem se conseguires!
R: Os espermatozóides são células reprodutoras masculinas, de todos os animais.

-Qual é a diferença entre sémen e esperma?
R: O sémen é o fluido orgânico produzido pelos machos para transportar os espermatozóides até o local de fertilização nas fêmeas e esperma é o conjunto formado pelos espermatozóides.



-O que são "sonhos molhados"?
R: “Sonhos molhados” são ejaculações involuntárias que ocorrem na adolescência entre os 10 e os 16 anos aos rapazes, durante
o sono.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

"Morfologia Sexual Feminina"

No passado dia 2 de Fevereiro, tivemos outra sessão esta denominada de "Morfologia Sexual Feminina" onde nos explicaram as mudanças que se verificam no corpo feminino durante a adolescência.
No meu ponto de vista acho, que como disse anteriormente na outra mensagem, estas aulas são muito produtivas e eu gostei bastante da última, pois aprendi algumas coisas que não tinha conhecimento.
Depois dessa aula a professora de Área de Projecto proposnos outra tarefa para o blog, a terceira aliás, responder a algumas questões:

1- Apresenta uma imagem que represente a morfologia sexual feminina.



2- Indica dois caracteres sexuais secundários que se manifestam na puberdade.


R: Dois caracteres sexuais secundários que se manifestam na puberdade são, por exmplo, o aparecimento de pelos na zona púbica e axilar e as mudanças da formaa do corpo.
3- Responde às seguintes questões?


O que é a progesterona?

R: A progesterona é uma hormona feminina, produzida a partir da puberdade e, principalmente, nos ovários. Tendo como função preparar a mulher para a gravidez, todos os meses.
O que é o clítoris?
R: O clitóris situa-se na região vaginal, sendo um dos pontos mais sensíveis da mesma, e é o orgão responsável pelo prazer sexual feminino.

O que é a vulva?
R: A vulva é a parte exterior do aparelho reprodutor feminino, tendo vários orgãos: os grandes lábios cobertos po pêlos pubianos que aparecem na puberdade, os pequenos lábios, o clitóris e o orifício vaginal.

O que é a menarca?
R: A menarca é a primeira menstruação (ocorre periódicamente de 28 em 28 dias, que tem a duração de 3 a 5 dias, sendo a expulsão do endométrio uterino através da vagina), normalmente acontece aos 12 anos mas pode variar entre os 8 e os 16 anos.

O que é o endométrio?
R: O endométrio é uma membrana mucosa que reveste a parede uterina permitindo ao embrião fixar-se na mesma e que nos primeiros meses de gravidez forma a placenta.



terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sexualidade como componente da vida (Reflexão)

Entre os dias 18 e 22 de Janeiro estiveram na nossa escola, uma enfermeira e duas psicológicas para nos dar uma palestra denominada: “Sexualidade como componente da vida” (na nossa turma foi no dia 19 de Janeiro), onde nos explicaram que a sexualidade está na base da nossa vida, mesmo antes de nascermos, e que sexualidade não é sinónimo de sexo.

Eu gostei dessa sessão, pois foram muito criativas: dando-nos uma caixa para colocar questões relacionadas com a Sexualidade e fazendo muitos jogos; e foram também bastantes explícitas em relação ao tema proposto.

Tenho só dois aspectos críticos em relação à palestra, foram que ao apresentarem o PowerPoint a psicóloga basicamente leu mas deu para entender perfeitamente e não gostei muito do primeiro jogo que era para nos desenharmos (e eu não tenho jeito nenhum).

No meu ponto de vista, estas palestras que teremos até ao final do período serão bastantes enriquecedoras e darão para entendermos melhor o tema da Sexualidade.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Sexualidade e a Escola

A escola é um dos lugares onde há mais manifestações amorosas, como por exemplo, namorados aos beijos e abraços. Eu concordo com isso, mas claro moderadamente, devido ao perigo de originar alguma doença.
Na minha escola, temos um gabinete designado de “100 Riscos” onde nos dão preservativos e acompanhamento psicológico quando necessário. Mas na minha opinião deveria haver uma disciplina facultativa de Educação Sexual, onde poderíamos colocar questões importantes (as dúvidas e os medos) sem preconceitos, e também deveriam haver palestras sobre Sexualidade para todos os anos de escolaridade, mas para tal acontecer professores e alunos têm de deixar os “tabus” de lado.
Eu acho que o tema Sexualidade quando é abordado na escola ou noutros sítios é encarado por algumas pessoas como “uma coisa do outro Mundo”, mas essa ideia está totalmente errada porque a Sexualidade deve ser encarada como algo normal na vida de uma pessoa.